domingo, 29 de maio de 2011

Tics

Refletindo sobre as práticas letradas antes do advento das webs pode-se afirmar de imediato que a idéia que se tinha do letramento era de responsabilidade única e exclusivamente da escola e dos meios tradicionais nela desenvolvidos para aprender a ler e escrever. Há duas décadas havia uma pergunta bastante frequente quando se falava em computadores e novas tecnologias: será que um dia os computadores vão substituir os professores?. Porque as aulas eram somente com conteúdos e decorar  regras , os alunos passivos ou seja aula através da metodologia tradicionalista. Com o início da chegada dos computadores de forma massiva e, assim como ocorreu com o surgimento do rádio, e depois da televisão, do videocassete e tantas outras inovações, eram muitas as dúvidas sobre a possibilidade do professor perder a sua função e vir a ser substituído por uma dessas máquinas. Mas uma coisa era tida como certa por quase todos: apesar das dúvidas, havia no fundo a certeza de que o professor jamais seria substituído por nenhuma máquina ou sistema tecnológico.
 Alguns professores mudaram sua forma de atuação e evoluíram junto com a sociedade  utilizando  em suas aulas de língua inglesa para motivar seus alunos instrumentos  das TICs como: vídeos,músicas,games,seminários com dvd,cd,pen drive  feitos por seus alunos,testes on-line,atividades de speaking on-line,blogs,facebook,skype,filmes,sites de busca, Twitters, sites e-Books, e os especialistas em currículo acabam sempre concluindo que o currículo é vivo, dinâmico e deve sempre estar voltado a uma formação que permita ao aluno adequar-se a seu mundo. A verdade é que está nascendo uma nova maneira de aprender, mas aquele professor cuja metodologia de hoje é a mesma de 20 anos atrás, esse já pode ser substituído pelos computadores com grande vantagem para o aluno e para a sociedade.
          Portanto, integrar-nos as TICs e incorporá-las em nossas práticas cotidianas e pedagógicas é parte do nosso próprio currículo atual. Não podemos mais fingir que nada está acontecendo de novo, que nada está mudando, temos de nos lançar ao desafio do novo, ao grande desafio de aprendermos como se aprende nesse novo mundo, para podermos, somente então, ensinar nossos alunos a aprenderem a aprender através da nossa disciplina, pois no mundo globalizado, faz-se necessária à aprendizagem de línguas estrangeiras, pois isso pode vir a ser também um instrumento de acesso a outros universos, de ascensão profissional e social.O ensino da língua inglesa, hoje, é sem dúvida imprescindível, pois é a língua da ciência, da tecnologia, da economia, da política, das negociações  internacionais, enfim é a língua falada no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário